​Fundado em 03 de maio de ​1943, em Minas Gerais, o Mercantil do Brasil é hoje o único banco de varejo com Certificação ISO 9001 pela qualidade no atendimento a beneficiários do INSS, um de seus públicos de relacionamento, na agência que é considerada a Agência Matriz da Instituição. Foi considerada, novamente, a melhor empresa para se trabalhar em Minas e uma das melhores do país pelo Great Place To Work 2019.​​

Com atuação em investimento, crédito, corretagem de seguros, câmbio, distribuição de valores e intermediação de títulos e valores mobiliários, conta com uma equipe totalmente preparada para atender clientes PF e PJ com segurança, transparência, simplicidade, eficiência e proximidade.

O Mercantil é uma instituição referência no pagamento de benefícios do INSS por ter vencido, em 2010, o primeiro leilão do INSS, tornando-se a instituição pagadora de benefícios em Minas Gerais e no interior de São Paulo. Com isso, lançou um modelo de atendimento exclusivo, com estrutura física adaptada, equipe especializada e produtos e serviços específicos para esse público.​​ A qualidade no atendimento é tão valorizada, que a empresa aderiu voluntariamente ao Sistema de Autorregulação Bancária em 2009.



                                             


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Ser o banco que você escolhe e confia: simples e próximo​

  Nossos valores


       Vivemos o cliente. Nossa razão de existir.        Gente é o que move a gente. Nossa simplicidade aproxima. Cultivamos relações duradouras. 

       Valorizamos o bem-estar de uma vida equilibrada.        Brilho nos olhos. Nossa paixão contagia. Inspiramos pelo exemplo. A gente vai lá e faz!


       Diferenças somam. Promovemos inclusão e diversidade. Visões diferentes rendem melhores entregas. 

       Compartilhamos experiências e conhecimentos.


       Resultado consistente é resultado sustentável. Inovamos com simplicidade e eficiência. 

       Nos superamos a cada desafio.        Ética sempre.

Política Institucional de Segurança Cibernética

No contexto atual, em que cada dia mais as organizações estão suscetíveis a ataques provenientes do espaço cibernético, é necessário que sejam adotadas medidas com o objetivo de identificar, proteger e responder rapidamente tais situações. Objetivo Apresentar a Política Institucional de Segurança Cibernética do Banco Mercantil do Brasil, que possui como premissa a proteção das informações da organização, seus clientes e partes interessadas, de forma a preservar os princípios da Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade da informação, sem prejuízo da garantia de Autenticidade, Irretratabilidade (Não repúdio) e Legalidade. Revisão e Responsabilidades A Política Institucional de Segurança Cibernética do Banco Mercantil do Brasil tem periodicidade mínima anual. Sua aprovação é de responsabilidade do Conselho de Administração do Banco Mercantil do Brasil, o qual designou um Diretor de Segurança Cibernética como responsável por sua execução, comunicação e diretrizes. Diretrizes Gestão da criptografia: Com o objetivo de manter a confidencialidade e a integridade de dados, o Banco Mercantil do Brasil possui uma estratégia geral de criptografia que é ajustada para se adequar a diferentes aplicações e tipos de dados, de acordo com a criticidade e relevância avaliadas para cada cenário específico. Segurança antimalware: Todos os ativos das empresas do grupo Mercantil do Brasil possuem soluções de segurança e antimalware instalados, as quais estão definidas em procedimentos operacionais específicos para este fim. Gestão de vulnerabilidades: Com o objetivo de mitigar as ameaças de ataques cibernéticos, foram estabelecidos controles para a prevenção de vazamento de informações e contra softwares maliciosos. Aculturamento e treinamento: Os funcionários do grupo Mercantil do Brasil deverão participar de programas de capacitação e avaliação de riscos com foco em segurança cibernética. Prevenção e tratamento do vazamento de informações: O grupo Mercantil do Brasil irá adotar mecanismos que possibilitem a prevenção de riscos de ataques digitais, além de implementar novas ferramentas e controles otimizados para a rastreabilidade das informações classificadas como sensíveis. Auditoria e Monitoramento: Os fornecedores/empresas prestadoras de serviços deverão seguir normas e padrões de segurança da informação e segurança cibernética, a fim de garantir a mesma integridade e eficiência dos mecanismos utilizados para o monitoramento de seus ambientes de TI. Na ocorrência de qualquer incidente, o mesmo deve ser comunicado imediatamente ao representante do grupo Mercantil do Brasil para acompanhamento e demais providências conforme descrito no Plano de Resposta a Incidente de Segurança Cibernética da Política de Segurança da Informação. Políticas, Normas e Procedimentos relacionados Como parte integrante de um amplo plano de segurança da informação e segurança cibernética, essa política determina procedimentos e controles específicos para mitigar a vulnerabilidade do grupo Mercantil do Brasil a incidentes e atender aos demais objetivos de segurança cibernética. Considerações finais O presente documento entra em vigor a partir de sua aprovação, ficando à disposição dos órgãos de fiscalização e supervisão.

Código de Ética

O Código de Ética contém os princípios que devem nortear a conduta dos colaboradores do Mercantil do Brasil tanto em sua atuação profissional quanto pessoal dentro da Organização.

Clique aqui e conheça
Política Institucional de Prevenção à Corrupção

A Política Institucional de Prevenção à Corrupção e a Cartilha de Prevenção à Corrupção contêm as diretrizes, regras e procedimentos a serem seguidos por colaboradores e terceiros sempre que forem representar o MB no relacionamento junto à Administração pública. Confira:

Política Institucional de Prevenção à Corrupção Cartilha de Prevenção à Corrupção
Política de Qualidade

​​“O Mercanti​l tem como política da qualidade prestar ao beneficiário do INSS um atendimento eficiente, simples e próximo, ofertando produtos e serviços com transparência e na medida certa. Para tanto, busca a qualidade de seus serviços, o cumprimento dos requisitos legais, a conformidade e a melhoria contínua de seus processos, visando sempre a satisfação dos seus clientes.”

Canal de Denúncias

Canal de comunicação para registro anônimo e sigiloso de denúncias sobre a ocorrência de condutas inapropriadas e antiéticas, bem como de situações de não conformidades e fraudes, que possam afetar o ambiente organizacional, a imagem e o resultado financeiro do MB.
Caso você tenha alguma denúncia, ou deseje registrar anonimamente uma sugestão de melhoria para situações de não conformidade, acesse o Canal:

  • Por telefone, através do 0800 601 8653;
  • Baixando o aplicativo "Contato Seguro" em seu tablet ou smartphone;
  • Ou clicando no botão abaixo.
Para conhecer as regras de uso e funcionamento do Canal de Denúncias do Mercantil do Brasil, clique aqui.

Atenção: Dúvidas, sugestões, reclamações e cancelamentos relacionados aos produtos e serviços fornecidos pelo Mercantil do Brasil devem ser comunicados por meio de nosso Serviço de Atendimento ao Consumidor - SAC (0800 70 70 398), uma vez que não se enquadram no escopo dos assuntos a serem tratados por meio de nosso Canal de Denúncias.

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 EMPRESAS DO GRUPO

​Segmento Financeiro

  • Banco Mercantil do Brasil S/A
  • Banco Mercantil de Investimentos S/A
  • Mercantil do Brasil Financeira S/A - Crédito, Financiamento e Investimentos
  • Mercantil do Brasil Distribuidora S/A - Títulos e Valores Mobiliários
  • Mercantil do Brasil Corretora S/A - Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários
Segmento Não Financeiro​

  • Mercantil do Brasil Administradora e Corretora de Seguros e Previdência Privada S/A
  • Mercantil Administração e Corretagem de Seguros S/A
  • MBIA - Mercantil do Brasil Imobiliária e Agronegócio S/A
  • SANSA - Negócios Imobiliários S/A
  • COSEFI - Companhia Securitizadora de Créditos de Financeiros
  • MBEI - Merca​ntil do Brasil Empreendimentos Imobiliários S/A