​Fundado em 03 de maio de ​1943, em Minas Gerais, o Mercantil do Brasil é hoje o único banco de varejo com Certificação ISO 9001 pela qualidade no atendimento a beneficiários do INSS, um de seus públicos de relacionamento, na agência que é considerada a Agência Matriz da Instituição. Foi considerada, novamente, a melhor empresa para se trabalhar em Minas e uma das melhores do país pelo Great Place To Work 2019.​​

Com atuação em investimento, crédito, corretagem de seguros, câmbio, distribuição de valores e intermediação de títulos e valores mobiliários, conta com uma equipe totalmente preparada para atender clientes PF e PJ com segurança, transparência, simplicidade, eficiência e proximidade.

O Mercantil é uma instituição referência no pagamento de benefícios do INSS por ter vencido, em 2010, o primeiro leilão do INSS, tornando-se a instituição pagadora de benefícios em Minas Gerais e no interior de São Paulo. Com isso, lançou um modelo de atendimento exclusivo, com estrutura física adaptada, equipe especializada e produtos e serviços específicos para esse público.​​ A qualidade no atendimento é tão valorizada, que a empresa aderiu voluntariamente ao Sistema de Autorregulação Bancária em 2009.



                                             


              GPTW_MARK_Selo_Regional_MinasGerais_2019.png         selo_iso.png




Ser o banco que você escolhe e confia: simples e próximo​

  Nossos valores


       Vivemos o cliente. Nossa razão de existir.        Gente é o que move a gente. Nossa simplicidade aproxima. Cultivamos relações duradouras. 

       Valorizamos o bem-estar de uma vida equilibrada.        Brilho nos olhos. Nossa paixão contagia. Inspiramos pelo exemplo. A gente vai lá e faz!


       Diferenças somam. Promovemos inclusão e diversidade. Visões diferentes rendem melhores entregas. 

       Compartilhamos experiências e conhecimentos.


       Resultado consistente é resultado sustentável. Inovamos com simplicidade e eficiência. 

       Nos superamos a cada desafio.        Ética sempre.

Política Institucional de Segurança Cibernética

No contexto atual, em que cada dia mais as organizações estão suscetíveis a ataques provenientes do espaço cibernético, é necessário que sejam adotadas medidas com o objetivo de detectar, identificar, proteger e responder rapidamente tais situações.

Esta política engloba procedimentos e instruções a serem adotados pela organização, em atendimento à Resolução CMN nº 4.658 de 26/04/2018.

Tem como premissa a proteção das informações da organização, seus clientes e partes interessadas de forma a preservar os seguintes princípios, sem prejuízo da garantia de Autenticidade, Irretratabilidade (Não repúdio) e Legalidade:

  • Confidencialidade: Garantia de que a informação não será acessada ou revelada a indivíduos, entidades ou processos não autorizados.
  • Integridade:Garantia de que a informação não sofreu alteração indevida, assegurando a salvaguarda da exatidão e completeza da informação.
  • Disponibilidade:Garantia de que a informação estará acessível aos colaboradores autorizados sempre que necessário.
Abrângencia Esta Política é aplicada pelo Grupo Mercantil do Brasil a todos os seus colaboradores (administradores, empregados e estagiários, independentemente de cargo ou função exercidos) e Terceiros (fornecedores, prestadores de serviços, parceiros de negócio, agentes intermediários e associados, donatários, patrocinados, acionistas e demais terceiros). Sanções Em nenhum momento será admitido a qualquer colaborador o desconhecimento desta política, suas normas e procedimentos para justificar violações ou seu descumprimento. Todo e qualquer caso de descumprimento ou inobservância desta política será passível de aplicação de sanções disciplinares conforme normas internas existentes ou dispositivas constantes na Política de Gestão de Consequências do MB e na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Papéis e Responsabilidades Em atendimento à Resolução CMN nº 4.658 de 26/04/2018, seguem os papéis e responsabilidades referentes a Política Cibernética, distribuídos em diferentes comitês e níveis hierárquicos:
  • Conselho de Administração
  • Comitê de Riscos
  • Comitê Executivo
  • Diretoria responsável pela Segurança Cibernética – Diretoria Executiva de Tecnologia, Produtos e Inovação
  • Gerência de Segurança Cibernética e da Informação
  • Gerência de Processamento
  • Gerência de Marketing
  • Gerência de Gestão da Estratégia, Risco Operacional e Controles Internos
  • Gestores e proprietários de informações
  • Todos os colaboradores
  • Auditoria Interna
  • Fornecedores e Prestadores de Serviços
Diretrizes São tratadas as seguintes diretrizes:
  • Direito de propriedade;
  • Definição de relevância;
  • Compartilhamento de informações sobre os incidentes relevantes;
  • Auditoria e monitoramento;
  • Prevenção e tratamento do vazamento de informações;
  • Cultura e treinamento em segurança da Informação e Cibernética;
  • Gestão de fornecedores/empresas prestadoras de serviços a terceiros de TI;
  • Gestão de vulnerabilidades;
  • Segurança antimalware;
  • Gestão de criptografia;
  • Contratação de serviços relevantes de processamento, armazenamento de dados e de computação em nuvem prestados no exterior
Instrumentos de apoio a gestão Como parte integrante de um amplo processo de segurança da informação e segurança cibernética, essa política determina procedimentos e controles específicos para reduzir a vulnerabilidade da instituição a incidentes e atender aos demais objetivos de segurança cibernética.

Entende-se como instrumentos de apoio a gestão:

  • Autenticação, gestão de identidade e controle de acesso;
  • Segmentos de rede de computadores;
  • Backup;
  • Gestão de acesso a recursos computacionais;
  • Gestão de acesso remoto;
  • Classificação da Informação;
  • Continuidade de Negócios;
  • Segurança em Banco de Dados;
  • Resposta a incidente de segurança;
  • Gestão de incidentes de segurança cibernéticos e da informação;
  • Terceiros relevantes.
Considerações finais Esta Política deve ser objeto de avaliação periódica mínima anual, podendo haver alterações quando necessário, com o intuito de que seja continuamente aprimorada.

Este documento entra em vigor a partir de sua publicação, ficando à disposição dos órgãos de fiscalização e supervisão.

Código de Ética

O Código de Ética contém os princípios que devem nortear a conduta dos colaboradores do Mercantil do Brasil tanto em sua atuação profissional quanto pessoal dentro da Organização.

Clique aqui e conheça
Política Institucional de Prevenção à Corrupção

A Política Institucional de Prevenção à Corrupção e a Cartilha de Prevenção à Corrupção contêm as diretrizes, regras e procedimentos a serem seguidos por colaboradores e terceiros sempre que forem representar o MB no relacionamento junto à Administração pública. Confira:

Política Institucional de Prevenção à Corrupção Cartilha de Prevenção à Corrupção
Política de Qualidade

​​“O Mercanti​l tem como política da qualidade prestar ao beneficiário do INSS um atendimento eficiente, simples e próximo, ofertando produtos e serviços com transparência e na medida certa. Para tanto, busca a qualidade de seus serviços, o cumprimento dos requisitos legais, a conformidade e a melhoria contínua de seus processos, visando sempre a satisfação dos seus clientes.”

Canal de Denúncias

É um canal de comunicação para registro por qualquer pessoa, de forma anônima ou identificada, sobre condutas inapropriadas, contrárias aos princípios da ética e integridade, que possam afetar o ambiente organizacional, a imagem e o resultado financeiro do MB. Caso você tenha alguma denúncia, acesse o Canal:

  • Por telefone, através do 0800 601 8653;
  • Baixando o aplicativo "Contato Seguro" em seu tablet ou smartphone;
  • Ou clicando no botão abaixo.
Atenção: Assuntos que não se enquadram no Canal de Denúnicas, como: dúvidas, sugestões, reclamações e cancelamentos relacionados aos produtos e serviços fornecidos pelo Mercantil do Brasil (Agências ou Correspondentes Bancários), devem ser comunicados por algum dos canais de atendimento abaixo:
  • CHAT
  • WhatsApp
  • SAC
  • Ouvidoria
Situações que podem ser acionadas no Canal de Denúncias:
  • Fraude
  • Corrupção
  • Assédio moral e sexual, discriminação, etc.
  • Ocorrências de não conformidade relacionadas ao modelo de negócios e/ou da oferta de produtos e serviços
  • Descumprimento de normas internas
Para conhecer as regras de uso e funcionamento do Canal de Denúncias do Mercantil do Brasil, clique aqui.

Clique aqui para prosseguir.​

 EMPRESAS DO GRUPO

​Segmento Financeiro

  • Banco Mercantil do Brasil S/A
  • Banco Mercantil de Investimentos S/A
  • Mercantil do Brasil Financeira S/A - Crédito, Financiamento e Investimentos
  • Mercantil do Brasil Distribuidora S/A - Títulos e Valores Mobiliários
  • Mercantil do Brasil Corretora S/A - Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários
Segmento Não Financeiro​

  • Mercantil do Brasil Administradora e Corretora de Seguros e Previdência Privada S/A
  • Mercantil Administração e Corretagem de Seguros S/A
  • MBIA - Mercantil do Brasil Imobiliária e Agronegócio S/A
  • SANSA - Negócios Imobiliários S/A
  • COSEFI - Companhia Securitizadora de Créditos de Financeiros
  • MBEI - Merca​ntil do Brasil Empreendimentos Imobiliários S/A