Como contratar o serviço?
Para a utilização do serviço Internet Banking, é necessária a assinatura do contrato de prestação de serviços. Para contas-correntes de Pessoa Jurídica ou de Pessoa Física não Solidária, são necessárias informações específicas sobre a forma de movimentação bancária, por isso, o contrato tem de ser assinado na agência.
Quais os procedimentos para assinar o contrato?
Na elaboração do contrato, o cliente deve informar o número de assinaturas necessárias para a realização das transações, em conformidade com os aspectos jurídicos e legais de movimentação da conta-corrente. Também devem ser informados os representantes legais e/ou procuradores que podem assinar pela conta, identificando nome completo, CPF, data de nascimento e, opcionalmente, o e-mail. Um desses representantes deverá ser eleito para a função de usuário master. Com essas informações, a agência cadastra e emite o contrato para ser assinado. Após a assinatura, é gerada uma senha provisória para que o usuário master efetue o primeiro acesso.
O que é o usuário master?
O usuário master é o representante legal da empresa, escolhido na elaboração do contrato, que terá a responsabilidade de administrar o uso do sistema do Internet Banking, cadastrando usuários, definindo os perfis de acesso (serviços a utilizar) e as alçadas de aprovação (limites financeiros para os representantes legais). Além disso, ele também é responsável por efetuar o primeiro acesso.
Como fazer o cadastro do usuário master?
Com a informação do número do contrato e da senha provisória gerada após a assinatura do contrato na agência, o usuário master realiza o primeiro acesso e efetua o seu cadastramento. Para isso é necessário confirmar o seu CPF e a sua data de nascimento (cadastrados na assinatura do contrato) e criar os seus identificadores de segurança para acesso e assinatura no serviço web.
O que são e quais são os identificadores de segurança?
Identificadores de segurança são mecanismos responsáveis por garantir que somente as pessoas autorizadas efetuem operações no Internet Banking.
São eles
• Usuário: código de identificação de cada operador do sistema. Esse identificador é único para cada um dos usuários da conta e pode conter até 15 caracteres.
• Senha: é chamada também de senha de acesso. É criada pelo usuário e deve ter seis caracteres alfanuméricos, com pelo menos uma letra e um número. Para maior segurança, a senha de acesso deve ser digitada com o uso do teclado virtual.
• Assinatura eletrônica: a assinatura eletrônica é utilizada na confirmação de transações. Somente após a validação dessa assinatura, a transação é efetuada. Assim como a senha de acesso, a assinatura deve conter seis caracteres alfanuméricos, contendo pelo menos um número e uma letra. Para maior segurança, a assinatura eletrônica deve ser digitada com o uso do teclado virtual.
Como faço para criar novos usuários?
• O sistema permite dois tipos de usuários: procuradores e secundários.
• Procuradores: são os usuários identificados no contrato que têm o poder de aprovar transações, até o limite financeiro definido na sua alçada de aprovação pelo usuário master.
• Secundários: são os usuários que podem operar o sistema normalmente, mas não podem aprovar transações.
O usuário master é, por definição, um usuário procurador. Ele é o único com poder de criar outros usuários para o sistema. Na criação de novos usuários, o master define o nome e a senha provisória para cada um. A partir daí, os novos usuários passam pelo processo de primeiro acesso, idêntico ao do master, e devem criar os seus identificadores de segurança, com exceção ao nome do usuário, já definido pelo usuário master.
Qual o procedimento para instalação dos dispositivos de segurança do Internet Banking, o Módulo de Segurança e o teclado virtual MB?
Nosso site identifica automaticamente o sistema operacional e a versão do navegador (browser) utilizados em seu computador. A partir dessa identificação, reúne e disponibiliza automaticamente as informações de instalação específicas para a configuração utilizada. Caso queira, você mesmo pode obter a orientação adequada. Basta selecionar e clicar sobre o link correspondente, na tabela abaixo. Em caso de dúvidas, você pode entrar em contato com o Gente Fone, pelos telefones 4004 1044 (Capitais e Regiões Metropolitanas) ou 0800 70 70 389 (Demais Localidades).