Skip Navigation LinksDúvidas Frequentes

 Todos os clientes

1 - Em caso de dúvidas na utilização do Internet Banking Mercantil do Brasil, como devo proceder?
 
Você pode solicitar ajuda por meio das quatro opções de suporte:
 
1. Na parte superior da tela do Internet Banking há o link "solicitação de suporte". Por esse caminho, sua solicitação gera um chamado e, posteriormente, a central de atendimento entra em contato com você.
2. Localizada ao lado do item “solicitação de suporte” existe a opção "atendimento online", por meio da qual você interage com um de nossos atendentes, em um chat.
3. No lado esquerdo da paina inicial do site, no item “canais de atendimento”, existe a opção “Fale conosco”. Por esse caminho, você informa seus dados. Sua solicitação gera um chamado e, posteriormente, a central de atendimento entra em contato com você.
4. Além dessas opções, você pode entrar em contato com o Gente Fone 4004 1044 nas capitais e regiões metropolitanas ou 0800 70 70 389 nas demais localidades e acessar as opções 6 e 2 .
 
Importante: além dos canais de suporte, na parte superior do Internet Banking está disponível o link "ajuda", para facilitar a utilização dos serviços e apresentar as principais informações sobre cadastramento, regras para operação e todas as funcionalidades disponíveis do Internet Banking Mercantil do Brasil.
 
2 - É seguro operar no Internet Banking Mercantil do Brasil?
 
O Internet Banking Mercantil do Brasil possui uma blindagem contra ataques de programas maliciosos, por meio de um plugin inserido no browser. Essa tecnologia do Mercantil do Brasil garante ao cliente um ambiente robusto e confiável para que suas transações pela internet sejam feitas com a máxima segurança possível.
 
3 - Quais são os requisitos mínimos para acesso ao Internet Banking Mercantil do Brasil?
 
  • Microcomputador Pentium ou similar (processador de 300 MHz ou mais de velocidade recomendado).
  • Windows XP ou superior; MAC OS X ou superior, Linux.
  • Mínimo de 64 Mbytes de memória RAM.
  • Mínimo de 50 Mbytes de espaço livre em disco.
  • Monitor super VGA (800 x 600) ou superior.
  • Linha telefônica conectada a um modem externo ou placa fax-modem com velocidade de 28.800 bps ou superior.
  • Software tipo browser (Microsoft Internet Explorer versão 7 ou superior; Chrome versão 20 ou superior; Safari versão 5 ou superior; Firefox versão 16 ou superior).
 
4 - Que serviços estão disponíveis no Internet Banking Mercantil do Brasil?
 
Com o Internet Banking você faz uma série de transações financeiras, sem precisar ir a uma agência: consulta os últimos lançamentos na conta-corrente, obtém extratos dos últimos seis meses, faz transferências, pagamentos, investimentos, agendamentos, desbloqueio de talão, consulta cheques sustados, faz requisição especial de talão, faz sustação provisória de cheque, contrata empréstimos, seguros, solicita emissão de cartão débito, consulta e paga a fatura do cartão de crédito, cadastra-se no serviço de SMS para receber alertas sobre movimentação em sua conta corrente, altera o endereço de correspondência, consulta saldos e extratos de previdência privada, entre outras operações bancárias.
 
5 - Como faço para obter o comprovante de movimentações feitas pelo Internet Banking Mercantil do Brasil? Por quanto tempo ficam disponíveis?
 
Todas as transações efetivadas, agendadas e pendentes estão disponíveis para consulta e visualização dos detalhes. Para acessar basta seguir os passos:
1. Entrar na opção Conta Corrente > serviços de apoio > controle de Transações > consulta e recibo de transações.
2. Selecionar *transação (todas ou escolher a transação desejada), *status (todos, recusada, cancelada, em processamento, agendada, efetivada e pendente) e *período.
3. Clicar em "continuar".
4. Serão apresentadas as transações.
5. Clicar sobre o recibo da transação desejada (recibo > detalhe).
6. Será apresentado o recibo para visualização ou impressão.
 
Os recibos ficam disponíveis no Internet Banking por 90 dias.
 
6 - São cobradas tarifas pelo uso do Internet Banking Mercantil do Brasil?
 
O acesso ao Internet Banking Mercantil do Brasil é isento de tarifas. Existem, entretanto, alguns serviços que são cobrados. Confira a tabela de tarifas.
 
7 - Como alterar o limite para pagamentos ou transferências eletrônicas pelo Internet Banking?
 
Você pode entrar em contato com o gerente da conta em sua agência de vínculo e solicitar a alteração.
 
8 - É possível fazer o cancelamento de uma transação efetuada no Internet Banking?
 
Sim, o cancelamento da transação pode ocorrer no dia do pagamento, respeitando o horário limite da transação. Exceto para as transações abaixo:
 
1. DAE/DAF (receita on-line de MG).
2. GNRE (emitida em favor de MG).
3. DPVAT (de qualquer estado).
4. GARE - DR (com autenticação digital).
5. Licenciamento Eletrônico SEFAZ (SP).
6. IPVA MG.
7. Taxas do Detran para veículos e condutores (MG).
8. TED (DOC Hoje).
9. Transferências Eletrônicas entre contas.
10. Aplicação e Resgate Poupança.
 
Para fazer o cancelamento, basta seguir os passos abaixo:
 
1. Entrar na opção conta-corrente > serviços de apoio > controle de transações >> cancelamento de transações.
2. Selecionar *transação (escolher a transação desejada), *status (agendada, efetivada e pendente) e *período.
3. Clicar em "continuar".
4. Marcar uma ou mais transações a cancelar
5. Clicar em "continuar".
6. Serão apresentados os dados da transação.
7. Usar o teclado virtual para informar a assinatura eletrônica.
8. Clicar em "confirmar".
9. Será apresentada a tela com a efetivação da transação de cancelamento.

 PJ ou PF não solidária

1 - Como faço o cadastro para acesso ao Internet Banking?
 
Para a utilização do serviço de Internet Banking, é necessária a assinatura do contrato de prestação de serviços. Para contas correntes de pessoa jurídica ou de pessoa física não solidária são necessárias informações específicas sobre a forma de movimentação bancária; por isso, o contrato tem de ser assinado na agência.

2 - Que tipos de usuários podem acessar o Internet Banking para conta de pessoa jurídica?

Procuradores e secundários.

Procuradores: usuários identificados no contrato que têm o poder de aprovar transações, até o limite financeiro definido na sua alçada de aprovação pelo usuário master.
Secundários: usuários que podem operar o sistema normalmente, mas não podem aprovar transações. O usuário master é, por definição, um usuário procurador. Ele é o único com poder de criar outros usuários para o sistema. Na criação de novos usuários, o master define o nome e a senha provisória para cada um. A partir daí, os novos usuários passam pelo processo de primeiro acesso, idêntico ao do master, e devem criar os seus identificadores de segurança, com exceção ao nome do usuário, já definido pelo usuário master.

3 - Como é realizado o primeiro acesso ao Internet Banking para a conta de pessoa jurídica?
Para tornar-se usuário do Internet Banking MB, é necessário se cadastrar no sistema. Para o cadastramento, o usuário master deve digitar o número do contrato e a senha provisória, entregues na assinatura do contrato. Logo em seguida deve informar os dados pessoais e criar nome de usuário, senha de acesso, frase secreta, lembrete de frase secreta e assinatura eletrônica. Após o cadastramento, o usuário master deve acessar sua conta e clicar no alto da tela, na opção "administração", onde estão disponíveis os serviços que devem ser incluídos para os usuários (inclusão de usuário, perfil de utilização e definição de alçada).

Inclusão de usuário
É uma das atribuições do usuário master e tem como objetivo cadastrar pessoas que podem acessar o Internet Banking MB. Nesta etapa é identificado o tipo de usuário (procurador ou secundário) e definido o nome do usuário e a sua senha provisória. Depois de efetivada essa inclusão, cabe ao usuário master passar para a pessoa que vai utilizar o sistema o nome do usuário e a senha provisória criados. Com esses dados, a pessoa pode realizar seu primeiro acesso e efetuar seu cadastramento completo, tornando-se usuário para acesso e operação no Internet Banking MB.

Perfil de utilização
É uma das atribuições do usuário master e tem como objetivo definir os serviços disponíveis pelo Internet Banking MB para cada usuário cadastrado. Nesta etapa, o usuário master escolhe o usuário, pelo nome que foi criado quando da sua inclusão no sistema. Em seguida, o usuário master seleciona as transações permitidas para cada usuário. Se for usuário procurador, é importante, na sequência, definir as alçadas desse usuário.

Definição de alçadas
É uma das atribuições do usuário master e se aplica somente ao usuário procurador. Tem como objetivo definir que transações o usuário vai poder aprovar, no Internet Banking MB, e qual o valor limite. Nesta etapa, o usuário master escolhe o usuário, pelo nome que foi criado quando da sua inclusão no sistema. Em seguida, seleciona as transações permitidas, com os respectivos valores de alçadas para o usuário procurador, encerrando todas as etapas de cadastramento para esse usuário.

4 - Por que o usuário é bloqueado e como faço para desbloqueá-lo?
Por medida de segurança, na terceira vez em que você acessar o Internet Banking com a senha incorreta ou confirmar transação com a assinatura eletrônica inválida, receberá a mensagem "usuário bloqueado". Para liberação, basta ligar para o Gente Fone 4004 1044 nas capitais e regiões metropolitanas ou 0800 70 70 389 nas demais localidades e acessar as opções 6 e 2 e solicitar o desbloqueio.

5 - Qual o procedimento que devo fazer caso esqueça minha senha de acesso?
O usuário secundário ou procurador que não seja o master deve solicitar ao usuário master que providencie uma nova senha. Se for o usuário master, basta ligar para o Gente Fone 4004 1044 nas capitais e regiões metropolitanas ou 0800 70 70 389 nas demais localidades e acessar as opções 6 e 2 .

6 - Por que uma transação pode ficar pendente de aprovação?
Todas as transações feitas pelo usuário secundário ficam com o status "pendente de aprovação". Esse usuário não pode aprovar nenhuma transação. Os usuários procuradores devem aprovar as transações, de acordo com número de assinaturas que foram requeridas no contrato. Para aprovar as transações pendentes, basta seguir os passos abaixo:

1. Entrar na opção "conta corrente > serviços de apoio > controle de transações > aprovação de transações pendentes"
2. Marcar as transações a aprovar
3. Clicar em "continuar"
4. Serão apresentados os dados da transação
5. Usar o teclado virtual para informar a assinatura eletrônica
6. Clicar em "confirmar"
7. Será apresentada a tela com a efetivação da(s) transação(ões)
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