QR Code Estático e Dinâmico: qual a diferença?

29/10/2020
Mix Explica

​​​​Que o Pix está chegando, muita gente já sabe, mas você está por dentro de todas as possibilidades na hora de usar esse novo sistema de pagamento instantâneo? 

Leia também sobre Pagamentos Instantâneos.

Para fazer transferências e pagamentos, além das chaves do Pix, que podem ser cadastradas no aplicativo do seu banco, você pode usar um QR Code, que é gerado também no aplicativo. Assim, as pessoas não precisam compartilhar seus dados bancários na hora de pagar e receber. É só fazer a leitura do código (chamado de QR Code) para saber onde o valor será depositado.

Dois tipos de QR Codes podem ser usados: estático e dinâmico. E qual a diferença entre eles? Quando usar um e quando usar o outro? Vem com a gente para entender esses códigos e como eles vão facilitar as transações do Pix.

O que é QR Code, afinal?

QR Code ou Código QR é uma espécie de código de barras de duas dimensões. QR Code é a sigla em inglês de Quick Response Code, ou seja, Código de Resposta Rápida. Ao apontar a câmera do celular para a imagem do QR Code, o aparelho consegue ativar outras funções automaticamente, como abrir uma página da internet, levar para algum aplicativo, rede social, entre outros.

Com esses códigos vai ser muito mais fácil não depender de dinheiro ou cartão na hora de pagar contas. E na hora de usar o Pix, não precisa mais de dados bancários, uma das opções vai ser compartilhar um QR Code.

Tá bem, e qual a diferença entre os dois tipos de QR Code - Estático e Dinâmico?

Basicamente, a principal diferença entre eles está na quantidade de transações que podem ser feitas usando um único código. Os dois serão usados como uma ferramenta de cobrança, mas o QR Code Estático pode ser usado para vários pagamentos de um mesmo valor. E o QR Code Dinâmico permite só uma transação.

QR Code Estático

Mais flexível, ele serve para fazer várias transações. O valor não muda e pode ser usado para cobrar uma mesma quantia de mais de uma pessoa. Precisou dividir uma conta com os amigos? É fácil! Você cadastra o valor e compartilha com todo mundo. Quando as pessoas apontarem seus celulares para o código, já vão conseguir transferir direto para sua conta.

Outra opção também é deixar quem vai pagar colocar o valor quando receber o seu QR Code.

QR Code Dinâmico

Diferente do Estático, ele só pode ser usado uma vez e permite incluir mais informações, como data de vencimento, descontos, juros e multas. E se precisar usar mais de uma vez, você vai precisar gerar um novo código.

O QR Code Dinâmico é ideal para compras e cobranças mais formais como um recebimento com juros, por exemplo.

No Mercantil também tem Pix?

É claro que tem! E para usar o Pix aqui no MB, basta abrir sua conta e baixar o AppMB

Assim, sempre que você precisar criar um QR Code, é só acessar o AppMB, escolher a melhor opção (Estático ou Dinâmico), completar os detalhes da cobrança e pronto! É só compartilhar. Se preferir, o pagador poderá ler o código apontando a câmera do celular dele para o código no seu celular. Fácil, né?

Ainda tem dúvidas sobre o Pix? Saiba mais clicando aqui.