O que é PIX?

01/09/2020
Meu MB
​​​​​​​​​​​​​​Quer descomplicar a forma como pagar contas e fazer transferências? 
Conheça o PIX MB!

O novo jeito instantâneo de fazer transferências e pagamentos, que funciona todos os dias do ano, 24 horas por dia.

O que é o PIX?
Criado pelo Banco Central do Brasil, o Pix é uma nova forma de fazer pagamentos e transferências de forma instantânea. Com ele, tudo será feito em segundos, 24 horas por dia, 7 dias por semana, o ano todo, inclusive finais de semana e feriados. O dinheiro já sai de uma conta para outra sem a necessidade de intermediários!

Estas transações poderão ser feitas:
•  entre pessoas físicas
•  de pessoas físicas para estabelecimentos comercias (pessoas jurídicas)
•  de estabelecimento para estabelecimento
•  como opção para pagamento de taxas para órgãos governamentais.

O próprio Bacen informa qual o conceito de pagamentos instantâneos adotado:

“Pagamentos instantâneos são as transferências monetárias eletrônicas na qual a transmissão da ordem de pagamento e a disponibilidade de fundos para o usuário recebedor ocorre em tempo real e cujo serviço está disponível durante 24 horas por dia, sete dias por semana e em todos os dias no ano. As transferências ocorrem diretamente da conta do usuário pagador para a conta do usuário recebedor, sem a necessidade de intermediários, o que propicia custos de transação menores.”


Quais os benefícios do PIX?
•  Muito mais facilidade para transferir e pagar contas.
•  Dinheiro na sua conta na hora, sem intermediários, 24 horas por dia, 7 dias por semana todo ano.
•  Sem taxa e ilimitado. Mais economia para você.
•  Mais segurança. Você não precisa ficar mais andando com muito dinheiro no bolso
•  Muito mais! O MB está preparando várias vantagens para você usar ainda mais o PIX. ​


Como funcionará o Pix?
 
​Fonte: Banco Central do Brasil


Sabe como o pagamento instantâneo facilita muito a sua vida? 
Antes você só tinha a opção de realizar TEDs e DOCs para fazer transferências e pagava contas por boleto ou cartão, o que podia levar alguns dias para “cair” na sua conta. Agora, você também poderá contar com esta nova modalidade e tudo acontece em segundos! O beneficiário final tem o valor disponível na sua conta logo após a transação ser realizada, sem a chamada compensação de valores ou como falamos, esperar cair o dinheiro na conta ou compensar o boleto. Sabe o que é melhor? O Pix não tem taxas de adesão, movimentação e não tem limites de operações. Mais economia para você.


Já quero usar o Pix, quando posso?
O Pix começa a funcionar no dia 3 de novembro e para usar aqui no Banco Mercantil do Brasil você já pode fazer o seu pré-cadastro:

Já tenho conta corrente no MB:
​•  Faça o seu pré-cadastropelo nosso chat.

Ainda não tenho conta corrente no MB:
​•  Abra sua conta pelo nosso AppMB de forma rápida, simples e segura.
​•  Em seguida, faça o seu pré-cadastro pelo nosso chat.

Vamos sempre te manter informado sobre as novidades do PIX e assim que for liberado, você poderá fazer o cadastro da sua chave de segurança em primeira mão.

Fazendo o seu pré-cadastro para o PIX no MB, você já garante a sua chave de segurança que poderá ser o seu CPF, seu e-mail ou até o seu número de telefone. Assim, basta você informar um destes dados para que alguém faça a transferência para sua conta. Simples, né? Não vai precisar mais informar contas, agências, números de banco, etc.


Pagamento com Pix via QR Code: 
Uma outra forma será o uso do já conhecido QR Code, aquele código cheio de quadradinhos que a gente escaneia pelo celular. Você vai poder fazer pagamentos de forma instantânea só apontando a câmera do seu celular para eles.



Serão dois tipos de QR Codes:

QR Code dinâmico: o código é exclusivo para cada transação e, além do valor, pode incluir outras informações, como a identificação do recebedor para impedir desvios de dinheiro.

QR Code estático: é um código único e vai servir para múltiplas transações podendo ter um valor fixo ou definido pelo pagador. Trata-se de um código que pode ser usado por uma loja ou prestador de serviços.


Para saber todos os detalhes dessa novidade, fique de olho nas nossas redes sociais. Em breve o PIX já vai estar disponível e você vai descobrir um novo jeito de realizar transações financeiras. Por aqui estamos ansiosos!


               ​