Como cadastrar as chaves do Pix?

04/11/2020
Mix Explica
​​O Pix será lançado somente dia 16 de novembro, mas você já pode cadastrar as chaves no aplicativo do seu banco. O cadastro das chaves começou no dia 5 de outubro e vai facilitar muito a vida de quem usar o Pix.

Ao invés de informar todos os seus dados para receber ou fazer uma transferência, como é feito hoje, você vai poder enviar só uma chave Pix - como seu número de telefone, por exemplo.

O que são as chaves do Pix?

A chave Pix é o que você vai precisar para enviar ou receber um Pix. Em vez de informar dados como: banco, agência, conta, cpf e nome completo, basta uma das chaves. Elas funcionam como apelidos usados para identificar uma conta – em outras palavras, é o código que o Pix usa para localizar a conta de uma pessoa.

Você pode cadastrar as seguintes chaves:

  • CPF ou CNPJ;
  • E-mail;
  • Número de telefone celular;
  • Chave aleatória.

E sim, você pode registrar mais de uma chave, caso queira – como dois números de telefone celular diferentes. Pessoas físicas podem cadastrar até cinco chaves por conta e pessoas jurídicas podem cadastrar até vinte chaves. 

Por exemplo, se você tem conta em dois bancos, você pode cadastrar até 5 chaves em cada um deles. Só não é possível registrar a mesma chave em mais de uma conta – como o mesmo número de telefone em dois bancos diferentes. A escolha de quais chaves e onde cadastrar, fica a critério de cada um.

Como funcionam as chaves do Pix?

Funciona assim: para facilitar o processo de pagamentos e transferências, você pode cadastrar uma ou mais chaves na sua conta – isso pode ser feito pelo aplicativo do seu banco. Assim, na hora de pagar ou receber, só precisa informar a chave ao invés de todos os dados bancários.

Vale lembrar que para usar o Pix não é obrigatório o cadastro de uma chave. Ainda vai ser possível usar o Pix informando todos os dados bancários, como já se faz com uma TED e DOC hoje em dia. Mesmo assim, o Banco Central recomenda o cadastramento de chaves por conta da praticidade e rapidez que as elas trazem para o processo de transferência.

Como cadastrar as minhas chaves?

No geral, o cadastro é feito no aplicativo do banco. Um detalhe ou outro pode ser diferente dependendo do banco. E para cadastrar uma chave, você precisa:

  • Baixar o aplicativo do seu banco;
  • Ir até a opção “Pix”;
  • Clicar na opção de cadastro ou registro de chaves;
  • Escolher qual chave você deseja adicionar: CPF, número de telefone, e-mail ou chave aleatória;
  • Informar o código verificador, quando necessário;
  • E pronto. Ao finalizar o cadastro, você já pode conferir suas chaves no próprio app.

Portabilidade de chaves

Mudou de banco? Não tem problema. Você pode levar suas chaves para onde quiser. É só fazer a portabilidade da chave. Você faz o pedido ao seu novo banco e confirma a mudança no antigo. Assim como você faz qualquer outra portabilidade.

Reivindicação de chaves

Alguém registrou uma chave que é sua? É possível reivindicar. É só pedir ao seu banco que faça o pedido. Assim que feito, existe o prazo de sete dias corridos para que o usuário comprove que a chave é dele – caso ele não consiga, a chave será transferida para você, que reivindicou.

Aqui no Mercantil é muito fácil cadastrar suas chaves e o Pix vem cheio de vantagens. Saiba tudo clicando aqui.