Skip Navigation LinksDúvidas Frequentes

Débito Automático​


1 - Como cadastrar?
2 - Como acompanhar os débitos a serem realizados?
3 - Caso não haja saldo disponível, o Débito Automático é realizado?
4 - Como proceder para inibir um determinado débito?
5 - Como proceder para excluir um determinado cadastro de forma permanente e em quais canais posso solicitar esse serviço?
6 - Existe tarifação pelo serviço?
7 - Onde consultar se o Mercantil do Brasil possui convênio com a empresa que necessito?
8 - Posso alterar minha data de vencimento? Como devo proceder?


1- Como cadastrar?

Cadastre suas contas no Débito Automático pelos canais:

I​nternet Banking – acesse sua conta, na opção Pagamentos >> Débito Automático >> Inclusão de Cadastro, selecione que conta deseja cadastrar.

Autoatendimento – você tem duas formas de cadastrar suas contas: 1. Após quitar uma fatura, o equipamento vai ofertar a inclusão do serviço. Basta aceitar, informar o identificador de Débito Automático que consta na fatura e confirmar. 2. Na tela de opções do equipamento, está disponível a opção Débito Automático, para que você possa incluir as faturas que desejar utilizando o identificador mencionado acima.

Gente Fone – Ligue 4004 1044 (Capitais e Regiões Metropolitanas) ou 0800 70 70 389 (Demais Localidades) e escolha a opção 5 – Outros Serviços >> 3 – Cadastramento Débito Automático. Informe os números de agência e conta-corrente e sua senha do Gente Fone.

Agências – procure um atendente e solicite o serviço. Ele fornecerá um formulário para autorização dos débitos em conta.

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2 - Como acompanhar os débitos a serem realizados?

Os débitos agendados estão disponíveis para consulta no Internet Banking até 5 dias úteis do vencimento. Esta consulta é realizada por meio da opção “Lançamentos Futuros” e está disponível em Conta-Corrente - Saldos e Extratos >> Lançamentos Futuros ou ainda poderão ser consultados por meio da opção “Conta-Corrente" >> Pagamentos >> Débito Automático >> Consulta Cadastro, onde será listado todo o débito cadastrado.

Para obter a informação do valor debitado ou a debitar, basta clicar em cima do nome do convênio e aparecerá o status do débito.

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3 - Caso não haja saldo disponível, o Débito Automático é realizado?

Não. O débito só é realizado se houver saldo disponível em conta-corrente, e isso inclui o limite do cheque especial.

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4 - Como proceder para inibir um determinado débito?

A inibição (cancelamento de débito específico) pode ser feita até o dia do débito. Essa opção fica disponível por meio dos canais:

  • Internet Banking.

  • Autoatendimento.

  • Agência.

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5 - Como proceder para excluir um determinado cadastro de forma permanente e em quais canais posso solicitar esse serviço?

O cancelamento da autorização para Débito Automático pode ser realizado por meio dos canais abaixo e deve ser procedido da seguinte forma:

  • Internet Banking -> Conta-Corrente > Pagamentos > Débito Automático > Exclusão Cadastro.​

  • Agência > Procure seu gerente para a devida formalização de sua solicitação.

  • Autoatendimento > Outras Opções > 8- Débito Automático.

Obs.: Alertamos que neste último canal, não é possível inibir um débito isoladamente. Quando você optar por exclusão, lembre-se que estará descadastrando sua fatura do sistema. Para o próximo mês deverá recadastrá-lo.

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6 - Existe tarifação pelo serviço?

Não. O Débito Automático é um serv​iço sem custo para o cliente.

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7 - Onde consultar se o Mercantil do Brasil possui convênio com a empresa que necessito?

  • Internet Banking.

  • Autoatendimento.

  • Agência.​

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8 - Posso alterar minha data de vencimento? Como devo proceder?

Sim. Para alterar basta entrar em contato com a respectiva conveniada e escolher a melhor data. As concessionárias de serviço público disponibilizam, conforme legislação específica, múltiplas datas de vencimento.​​​

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