Skip Navigation LinksGlossário

Aceite e Não aceite: comando de resposta disponível aos pagadores sobre o boleto apresentado. Reconhecimento da dívida pelo pagador.

Agregados: terceiros cadastrados em nome do cliente. O cliente MB pode cadastrar um agregado e passar a visualizar os títulos emitidos no nome dele. O agregado pode ser um familiar ou dependente e pode ser cliente ou não.

Banco cedente: banco contratado pele Beneficiário para realização do serviço de cobrança.

Banco cobrador: banco responsável pela emissão do boleto de cobrança.

Banco de apresentação (apresentador, domicílio ou sacado): banco no qual o pagador (sacado) realizou seu cadastro para visualizar seus títulos de cobrança.

Banco de pagamento: banco escolhido pelo Pagador para efetuar o pagamento do título.​

Bancos participantes: bancos que participam do sistema financeiro que aderiram ao DDA.

Bloquetos de cobrança: documento recebido pelo Pagador (sacado) para efetuar o pagamento de uma cobrança bancária. Pode ser nomeado como boleto, título de cobrança ou boleta.

Boleto: ver bloquetos de cobrança.

Beneficiário: responsável pela emissão do boleto de cobrança. Precisa solicitar o cadastro junto à instituição bancária para que possa enviar os títulos aos pagadores.

CIP (Câmara Interbancária de Pagamentos): empresa responsável pelo banco de dados de todos os bloquetos eletrônicos das instituições financeiras brasileiras (clearing).

Cobrança com registro: as informações dos boletos ficam registradas no sistema do banco cedente. Boletos dessa modalidade são passíveis de apresentação eletrônica.

Cobrança sem registro: neste caso, as informações dos boletos não ficam registradas no sistema do banco cedente. Boletos dessa modalidade não são passíveis de apresentação eletrônica pelo DDA. DDA: Débito Direto Autorizado.

FEBRABAN: Federação Brasileira de Bancos. Instituição responsável pela criação e regulamentação do DDA.

Pagador: quem paga. Precisa se cadastrar em uma instituição bancária ​para ter acesso aos seus boletos.

Pagador Eletrônico: pessoa física ou jurídica que adere ao DDA, em um banco participante, para a apresentação eletrônica dos boletos.

Pagador Eletrônico A​utorizado: pessoa física ou jurídica (cadastrada no DDA), com autorização para visualizar boletos disponibilizados pelo sacado eletrônico.

Termo de adesão: documento que possibilita o cadastro do cliente como Pagador eletrônico.

Título de cobrança: Ver bloquetos de cobrança.
Compartilhar: