Skip Navigation LinksMercantil do Brasil cresce 17% em receitas de operações de crédito

​As demonstrações financeiras do Mercantil do Brasil referentes ao primeiro trimestre de 2015 registraram o retorno da lucratividade do banco. O resultado é fruto do forte ajuste interno iniciado em 2013 e executado com persistência ao longo de todo o ano de 2014. Diversas medidas foram adotadas visando ao aperfeiçoamento da estratégia de atuação da instituição, intensificando os esforços no sentido de aumentar a participação no segmento de pessoas físicas e obter ganhos de produtividade. Mesmo em ambiente inflacionário e de forte concorrência, as receitas foram crescentes e as despesas operacionais e administrativas permaneceram estáveis.

Houve aumento de 44% na receita de intermediação financeira, atingindo R$ 989 milhões. A receita de tarifas foi ampliada em 68%: R$ 30 milhões. Já a receita de prestação de serviços teve incremento de 37%, o que levou a R$ 48 milhões. A receita de operações de crédito expandiu em 17%, passando de R$ 597 milhões nos três primeiros meses de 2014 para R$ 698 milhões. Os resultados revelam também lucro líquido de R$ 3 milhões.

O crescimento da base de clientes continua sendo um dos destaques da instituição. O único banco médio de varejo do Brasil ultrapassou a marca de dois milhões de clientes.

Em 2014, o banco venceu novamente o leilão realizado pelo INSS, no qual manteve o direito de realizar pagamentos de benefícios do INSS concedidos entre 2015 e 2019 no estado de Minas Gerais e no interior de São Paulo. A estrutura montada a partir de 2010, quando o Banco venceu o primeiro leilão, tem sido aperfeiçoada ao longo dos anos e está permitindo novos ganhos de escala e rentabilidade. Atualmente, quase todas as operações de crédito realizadas pelos beneficiários do INSS são realizadas de forma eletrônica. Os investimentos em sistemas, novos equipamentos e instalações é contínuo, e a infraestrutura para suportar o crescimento previsto para os próximos anos, já está totalmente implantada.

O Mercantil do Brasil tem conseguido manter altos níveis de satisfação e excelência no atendimento de seus clientes, um diferencial da instituição, que pode ser atestado pela última pesquisa de imagem, realizada no final de 2014, em parceria com o Instituto Innovare, apontou que 91% dos clientes estão satisfeitos com o MB.

O Banco atualizou recentemente seu planejamento estratégico, que prevê agora a continuidade do processo de expansão da rede de agências, com 13 novos pontos na região foco de atuação.