Skip Navigation LinksSobre a BM&FBovespa

A BM&F Bovespa

A BM&FBovespa S.A. — Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros está entre as maiores bolsas do mundo em valor de mercado e é líder na América Latina.

Como principal instituição brasileira de intermediação para operações no mercado de capitais, a companhia desenvolve, implanta e provê sistemas para negociação de ações, derivativos de ações, derivativos financeiros, títulos de renda fixa, títulos públicos federais, moedas a vista e commodities agropecuárias.

Por meio de suas plataformas, realiza o registro, a compensação e a liquidação de ativos e valores mobiliários negociados em seus ambientes, assim como a listagem de ações e de outros ativos. Atua também como depositária central dos ativos negociados em seus pregões, além de licenciar softwares e índices.

Faz também o controle e o gerenciamento de riscos das operações no plano do investidor final e possui uma robusta estrutura de clearings, de maneira a assegurar o funcionamento eficiente e seguro de seus mercados.

Única bolsa de valores, mercadorias e futuros em operação no Brasil, a BM&FBOVESPA exerce o papel de fomentar o mercado de capitais brasileiro por intermédio de inovações e desenvolvimento de produtos, além de programas de educação para a população. Também gerencia investimentos sociais, com foco no desenvolvimento de comunidades que se relacionam com seu universo. Criada em 2008 com a fusão da BM&F e da Bovespa, é uma sociedade de capital aberto, cujas ações (BVMF3) são negociadas no Novo Mercado — segmento em que as empresas assumem compromissos de melhores práticas de governança corporativa — e integra os índices Ibovespa, IBrX-50, IBrX e Itag, entre outros.

Sediada na cidade de São Paulo, a BM&FBovespa possui escritório de representação nos Estados Unidos (Nova York), no Reino Unido (Londres) e na China (Xangai), para oferecer suporte aos participantes daqueles mercados nas atividades com os clientes estrangeiros e no relacionamento com os órgãos reguladores, além de divulgar seus produtos e práticas de governança a potenciais investidores.

Histórico

A BM&FBovespa (BVMF) foi criada em maio de 2008 com a integração da BM&F (bolsa de derivativos) e da Bovespa (bolsa de ações). Atualmente, é a única bolsa de valores mobiliários do Brasil. É também provedora tanto de serviços de contraparte central, como de custódia de títulos. Além disso, a BM&FBovespa ocupa posição destacada entre as maiores bolsas do mundo em valor de mercado e a segunda colocação no ranking das Américas (agosto de 2012).

As trajetórias da BM&FBovespa e do setor de bolsas no Brasil estão intimamente ligadas desde o início

O que é o Ibovespa?

O Índice Bovespa (Ibovespa) é o mais importante indicador do desempenho do mercado de ações brasileiro, pois retrata o comportamento das principais ações negociadas na Bovespa. Ele é formado a partir de uma aplicação imaginária, em Reais, em uma quantidade teórica de ações (carteira). Sua finalidade básica é servir como indicador médio do comportamento do mercado. Para tanto, as ações que fazem parte do índice representam mais de 80% do número de negócios e do volume financeiro negociados no mercado à vista. Como as ações que fazem parte dessa carteira têm grande representatividade, podemos dizer que se a maioria delas estiver subindo, o mercado, medido pelo Índice Bovespa, está em alta, e se estiver caindo, está em baixa.

O que significa dizer que o índice "subiu" ou "caiu"?

Significa dizer que, em média, as ações componentes de sua carteira valorizaram-se (em caso de alta do índice) ou se desvalorizaram (em caso de queda do índice).

O que é o IBrX?

O IBrX - Índice Brasil é um índice de preços que mede o retorno de uma carteira composta por 100 ações selecionadas entre as mais negociadas na Bovespa, em termos de número de negócios e volume financeiro. Mais recentemente foi criado o IBrX-50, cuja carteira é composta por 50 ações.

​O que significa "Bolsa em alta?" E "Bolsa em baixa" ou "Bolsa estável?"

Diz-se que a Bolsa fechou "em alta" quando o índice de fechamento de determinado pregão é superior ao índice de fechamento do pregão anterior. Analogamente, a Bolsa fechou "em baixa" quando o índice de fechamento de determinado pregão é inferior ao índice de fechamento do pregão anterior, e "estável" quando o índice de fechamento de determinado pregão está no mesmo nível do índice de fechamento do pregão anterior.

Na BM&FBovespa, o índice que atualmente é utilizado para verificar se a Bolsa fechou em alta ou em baixa é o Ibovespa, por ser ele o índice mais tradicional e o mais divulgado pela mídia. Assim, por exemplo, se o Ibovespa fechou em um certo dia em 10.000 pontos e, no dia seguinte, fechou em 10.500 pontos, houve uma alta de 5%.

O que são "pontos" de um índice de ações?

Os índices têm como unidade de medida o "ponto". Ele representa um valor absoluto, cuja função é a de servir de instrumento de comparação: ele permite a análise de variação do valor de uma carteira de ativos ao longo do tempo. A rentabilidade é representada pela variação dos pontos do índice. Ou seja, divide-se o valor do índice em uma determinada data pelo valor do índice na data de referência passada, subtrai-se 1 (um) do resultado obtido nessa operação e multiplica-se o resultado por 100 (cem) para se obter a rentabilidade em termos percentuais da carteira.

Gostaria de conhecer a Bovespa. O que devo fazer?

​Se você quer receber mais informações sobre as visitas à Bolsa, ligue para (11) 2565-6826 ou envie um e-mail para visite@bvmf.com.br.

Quais os horários de negociação da Bovespa?

Pregão Regular:

Das 9h30 às 9h45 – fase de cancelamento de ofertas

Permite o cancelamento de ofertas registradas em pregões anteriores (ofertas com validade)

Das 9h45 às 10h – Leilão de pré-abertura

Registro de ofertas para a formação do preço teórico de abertura:

Das 10h às 16h55 – Sessão contínua de negociação

Para todos os ativos negociados em todos os mercados:

Das 16h55 às 17h – Call de fechamento para os ativos negociados no mercado à vista e lote fracionário

Das 16h55 às 17h15 – Call de fechamento para opções e ETF’s

Das 16h50 às 17h15 – Call de fechamento para opções de Índice Bovespa

Pregão After Market:

Das 17h25 às 17h30 – After Market - fase de cancelamento de ofertas

Das 17h30 às 18h – After Market - fase de negociação ​

Compartilhar: