Skip Navigation LinksNo Autoatendimento

​​Saiba como se proteger ao usar o Autoatendimento.

 

 Dispositivos de Segurança

• Senha e identificação de segurança:  senha numérica e uma senha alfabética (identificação de segurança).

 Tela de identificação do cliente - senha: os dados disponibilizados no vídeo do terminal de autoatendimento fazem uma correlação entre os caracteres que são digitados por você e os números verdadeiros que compõem sua senha. Esses dados são apresentados de forma aleatória, sempre que você faz um novo acesso.

• Tela de identificação do cliente - assinatura eletrônica: conforme os dados demonstrados no vídeo do terminal de autoatendimento, você informa, no teclado numérico, a sua assinatura eletrônica. Cada letra da sua assinatura eletrônica é apresentada pelo sistema em conjunto de duas ou mais letras e essa relação muda a cada novo acesso, dificultando, significativamente, a captura da senha por alguém visualmente próximo ou por dispositivos que podem ser acoplados ao equipamento.

• Bloqueio de senha por tentativas de autenticação: sua senha é bloqueada automaticamente, na terceira tentativa incorreta de autenticação. Essa condição impede que terceiros tenham acesso à sua conta, após várias tentativas de acerto.

• Cadastro prévio de destinatários de transferências: para maior comodidade e segurança, o MB disponibiliza uma função para você registrar um cadastro dos favorecidos de transferências. Nas operações seguintes para a mesma pessoa ou empresa, basta você selecionar o destinatário e informar o novo valor a ser transferido.

• Criptografia: o Mercantil do Brasil utiliza o que existe de mais avançado em tecnologia de criptografia de dados. Todos os dados eletrônicos trafegados são sempre criptografados, o que garante a integridade e a confidencialidade da informação.

 Dicas

​• Procure não anotar as suas senhas. Memorize-as.

• Ao digitar sua senha, mantenha o corpo próximo à máquina, para evitar que outros possam vê-la ou descobri-la, pelo movimento dos seus dedos no teclado. As pessoas que estiverem atrás de você devem respeitar as faixas de segurança.

• Prefira utilizar os caixas automáticos instalados nas salas de Autoatendimento do Mercantil do Brasil, em locais de grande movimentação e, se possível, em ambientes internos (shopping centers, lojas de conveniência, postos de gasolina etc.).

• Sempre que for possível, faça seus saques no horário comercial, quando o movimento de pessoas é maior, evitando o período noturno. Quando precisar realmente sacar dinheiro à noite, leve um ou mais acompanhantes adultos, para que fiquem fora da cabine ou na sala de Autoatendimento, como se estivessem na fila.

• Nunca aceite ou solicite ajuda de estranhos, mesmo que não lhe pareçam suspeitos.

• Não saia de perto do terminal, nos casos em que houver atraso na conclusão da operação. Certifique-se de que a transação foi finalizada.

• Esteja atento à presença de pessoas suspeitas ou curiosas no interior das salas de Autoatendimento, ou nas proximidades. Na dúvida, não faça a operação.

• Em caso de retenção do cartão no caixa automático, aperte as teclas "anula" ou "cancela" e comunique-se imediatamente com o Gente Fone 4004 1044 (Capitais e Regiões Metropolitanas) ou 0800 70 70 389 (Demais Localidades). Nesses casos, nunca aceite ajuda de desconhecidos nem digite senha alguma na máquina.

• Não aceite receber créditos de pessoas desconhecidas em sua conta. Propostas desse tipo são feitas por golpistas que querem utilizá-lo como "laranja", nas proximidades de caixas automáticos e de agências.

• Desconfie sempre de vantagens financeiras ou dramas familiares que lhe sejam apresentados por desconhecidos na fila do Autoatendimento, especialmente de propostas de utilização de sua conta para transferência de valores.

Compartilhar: